Search

Ideias para entreter a miudagem em tempos de Covid19 - Inverno 2020/2021

Cá em casa temos três rapazes pequenos (4, 7 e 18 anos) e normalmente entretê-los sem recorrer aos jogos de computador e televisão já é uma tarefa hérculea, especialmente com os mais novos que requerem atenção constante, agora em tempos de isolamento tornou-se uma tarefa de nos deixar com os cabelos brancos!

Durante a semana eles andam na creche e escola. O do meio vai ao Kung Fu duas vezes por semana, o mais velho já só vai ao ginásio (já não que ir as aulas de guitarra ou ao futebol) e o mais novo não vai a nada porque achamos que um dia inteiro a brincar na creche é mais que suficiente!

O que fazer com os miúdos no fim de semana? Com o encerramento da sociedade de maneira a se cumprirem as regras de distanciamento social, ficou mais difícil para os pais encontrar actividades para entreter a miudagem. Seguem aqui algumas sugestões:


Ut på tur, aldri sur

Uma excelente ideia é levá-los a dar uma volta, no bosque, parques ou em sítios em que é possível manter o distanciamento. Na Noruega podemos usar os espaços exteriores das creches e escolas. Essa é uma solução genial, visitar outras creches e escolas e usar os brinquedos exteriores como baloiços e escorregas. Os miúdos divertem-se e rompe-se com a monotonia de ir sempre ao mesmo sítio; Agora no inverno, é bastante divertido escorregar monte abaixo usando um trenó. Pode encontrar vários tipos e tamanhos em lojas de desporto, supermercados e lojas de brinquedos.

Outra ideia interessante, é fazer os trilhos nos bosques perto de você. Encontra mais informação nos sites da ut.no e da dnt.no onde pode ver roteiros e trilhos perto de si. É possível escolher o nível de dificuldade e até a idade dos participantes.


Gå på ski

Aprender (ou ensinar neste caso) a fazer ski. Leva-los a fazer ski alpino ou cross country é uma boa alternativa a estar em casa a jogar no computador. Pode-se tornar numa excursão de dia inteiro se decidirem fazer um churrasco, ou a alternativa norueguesa de salsicha assada.

Para fazer cross country ski pode comprar ou alugar gratis o equipamento (Kirken ByMisjon), mas provavelmente terá de adquirir luvas, meias e gorros. Se for fazer um churrasco, lembre-se de levar um grelhador e lenha, ou pode dirigir-se a locais que já tenham grelhador, mas tem de trazer a sua lenha/carvão. Lembre-se também de levar termos com café ou/e chocolate quente.

Uma alternativa muito popular entre os estrangeiros é o ski alpino. Neste tipo de ski, para além do equipamento, terá de adquirir o passe de acesso à montanha. É possível alugar equipamento em todas as estações de esqui, mas lembre-se de levar meias grossas, luvas, gorro e óculos de ski. As estações costumam ter restaurantes e cafés e não é possível acender fogueiras dentro do recinto. Esta opção é uma das mais populares entre os adolescentes!


Brincar lá fora!

Esta opção só é viável se tiver jardim, rua fechada ao trânsito ou crianças mais velhas e acostumadas a estarem fora de casa sem supervisão.

Definir um tempo mínimo para estarem lá fora, tendo em consideração à temperatura exterior. Nós temos um jardinzito com trampolim, e regra geral os mais novos têm de estar lá fora pelo menos uma hora nos dias em que não saímos de casa.

- podem fazer bonecos de neve. Não esquecer o cachecol e a cenoura;

- encher balões com água e tinta e deixar congelar e no dia seguinte retirar a camada de balão e deixar a bola de gelo colorida na neve. Podem tentar fazer construções com as bolas;

- limpar a neve e espalhar sal/pedra na entrada (para quem tem casa);

- fazer guerra com bolas de neve;


Peixinhos na água

Levar os miúdos a piscina é uma das actividades favoritas de inverno, especialmente para os mais pequeninos. Aqui em Drammen, a piscina têm múltiplas piscinas com vários tamanhos e profundidade, brinquedos aquáticos, café, saunas e ginásio. É uma delícia estar dentro d'água e olhar lá para fora e ver a neve (ou chuva!) a cair. Nós normalmente passamos umas horas e acabamos por comer lá. Este ano optamos por comprar o passe anual, porque achamos que compensa mais do que estar a pagar o passe diário. Pode levar o seu lanche e comer nas mesas reservadas, fora da área de onde está o café.


Patinagem no gelo

A maioria das kommunes tem ringues de gelo para os miúdos patinarem. Alugar o equipamento no local, se viver em cidades grandes, ou na Kirken bymisjon durante a estação. Esta é uma actividade divertida para se fazer em família. Atenção às quedas!


Uma visita a biblioteca local

As actividades nas bibliotecas estão encerradas mas é possível continuar a alugar livros. Levar os miúdos a escolher o livro da semana é uma excelente ideia para entreter as mentes curiosas do nossos pequenos. Lembre-se que pode adquirir um cartão da biblioteca para o seu filhote. Não há limite de idade!


Se não tiver paciência e não estiver para aqui virado, não se culpe! Pipocas e um filme também os entretêm. Jogos de tabuleiro ou simplesmente deixá-los sozinhos por uma horas a ver se viram e encontram a sua criatividade também faz parte de aprender a gerir as suas emoções!


Dicas

Aluguer gratuito de equipamento Kirken bymisjon

Roteiros e trilhas ut.no e da dnt.no

Piscinas procure por ´´badet´´ na sua área de residencia. As piscinas são geridas pela kommune.

4 views0 comments

Recent Posts

See All